sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Os 6 Pilares da Fé.

Os 6 pilares da fé são os pilares fundamentais da crença Islâmica. Diferente dos 5 pilares do Islam (cuja a prática é obrigatória à todo muçulmano), os 6 pilares da fé Islâmica são a base da crença e o muçulmano que não crê neles deixa de acreditar no Islam.


1 – A crença em Deus - Fé em Deus Único (Tauhid) (a unicidade de Deus).

É claro que o primeiro pilar é a crença no Todo-Poderoso. Acreditar em Deus acima de tudo é o primeiro e mais importante. E não é só a crença em Deus sozinho, mas na maneira como Ele é descrito através do Alcorão e dos hadiths do Profeta Muhammad.
A crença no tauhid é a coluna mestre da Fé islâmica. Ela se divide em três partes, a primeira é o tauhid ar-rububia (unicidade do Criador) que significa acreditar que Deus criou, mantém e é o Senhor de tudo e de todos; a segunda é o tauhid al-Uluhia (unicidade da divindade), que expressa que Deus é o Único a quem devemos adorar e a quem devemos dirigir nossas súplicas, sem que haja intermediários entre os homens e Ele; e a terceira é o tauhid al-Asmá ua Sifát (unicidade dos nomes e atributos de Deus), que quer dizer que a Deus pertencem todos os nomes e atributos da perfeição, por isso devemos nos submeter totalmente a Ele. Diz Deus, o Altíssimo:

“Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E nada é comparável a Ele!” (Alcorão 112)

Esta crença representa a carta de alforria do homem em relação a toda a sorte de humilhação, pois ele entende que a única superioridade que existe é a Deus e que consequentemente todas as criaturas são iguais, por isso ele não deixará humilhar por ninguém e não abaixará a cabeça para ninguém, exceto para o Criador.
a) Tauhid Rububiia - A crença na soberania divina. Crer que Deus é o Criador, o Sustentador e o Soberano de tudo o que se refere à criação, bem como o Único que decide seu destino.
b) Tauhid Uluhiia -A crença na divindade de Deus; ou seja, crer que Deus é o Único a ser adorado, e tudo o que se adora além d'Ele, é falso.
c) Tauhid Assifat -A crença nos nomes e atríbutos de Deus, e que eles são completos e perfeitos, e tais nomes devem ser corroborados pelo Alcorão, ou pelas tradições do profeta Muhammad (que a paz e as benções de Deus estejam com ele).

2 – A crença nos Seus Anjos

O segundo pilar do iman é a crença nos anjos de Deus. Os anjos são mensageiros de Deus. Eles não são seus filhos como alguns podem pensar. Eles foram criados a partir da luz e foram criados, antes do ser humano, com a finalidade de adorarem à Deus. Eles também podem aparecer na forma de um homem se assim for ordenado para que façam isso.
Sendo Deus invisível à percepção física, era necessário haver algum meio de contato entre o homem e Ele; do contrário, não seria possível seguir a vontade divina. Deus é o Criador, não apenas dos nossos corpos, mas de todas as nossas faculdades, que são diversas, e cada um capaz de uma certa evolução. Foi Ele quem muniu de intuição, de consciência moral, e com meios de que nos valemos para nos orientar pelo caminho reto. O mais alto nível de contato, o meio mais seguro e infalível de comunicação entre o homem e o seu Criador é chamado, pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), de ''Wahi''. O verdadeiro Muçulmano crê nos Anjos de Deus, estes são seres esplêndidos e puramente espirituais, cuja natureza não necessita de alimento, bebida ou sono. Eles passam o dia e a noite ao serviço de Deus, são numerosos, e cada um deles tem o seu cargo e um certo dever, se nós não podemos ver os Anjos a olho nu, isso não nega a existência e a realidade deles. A crença nos Anjos deriva do principio Islâmico que diz que ''o conhecimento e a verdade não se limitam só ao conhecimento sensorial ou à percepção sensorial.'' 
De acordo com o Alcorão, o mensageiro celestial que trouxe as revelações para o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), chama-se Gabriel (Jibril). O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), proibiu os muçulmanos de adorarem os anjos ou associá-los com Deus na Sua divindade, e ao mesmo tempo nos informou que eles são considerados como criaturas de Deus.  

3- Fé nos Livros Sagrados 

 O terciro pilar do iman é a crença nos livros de Deus. É a crença de que no momento em que estes livros foram enviados para Terra eles realmente eram uma mensagem de Deus. O único livro que restou em sua totalidade é o Alcorão, porque é a última revelação Deus para a humanidade. Há quatro livros conhecidos pelo homem que são o Torá (Torah) enviado juntamente com o Profeta Musa (Moisés), os Salmos (Zaboor) enviados juntamente com o Profeta Dawud (David), o Evangelho (Injeel) enviado com o Profeta Isa (Jesus) e o Alcorão enviado com o Profeta Muhammad. Nós, como os muçulmanos devemos acreditar em todos esses livros e não apenas o Alcorão. Porém como a adulteração dos livros anteriores, apenas o Alcorão deve ser fonte de conhecimento religioso nos tempos atuais.
Deus revelou os Livros aos seus Profetas antes de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), e estes Livros foram enviados para a Terra do mesmo modo que Ele enviou o Alcorão à Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele). Fomos informados dos nomes de alguns destes Livros, pôr exemplo, Livros de Abraão, o Tora de Moisés, Salmos de Davi e o Evangelho de Jesus (que a Paz esteja com eles). Não fomos informados dos nomes dos Livros que foram revelados a outros Profetas, assim, olhando para outros Livros religiosos existentes, não estamos em posição de dizer, corretamente se eles são os que foram revelados ou não. Mas acreditamos, tacitamente, que todos os Livros que foram enviados para a Terra por Deus são todos verdadeiros. Dos Livros que acabamos de falar, desapareceram os Livros de Abraão e não há vestígios deles na literatura mundial existente, os Salmos de Davi, o Tora e o Evangelho, encontram-se com os judeus e os Cristãos.
Acreditamos nos livros revelados previamente, só no sentido de admitir que antes do Alcorão, Deus enviou outros Livros através de seus Profetas, que eram todos de um só Deus, do mesmo Deus que enviou o Alcorão o qual, como Livro Divino, não é um acontecimento novo nem estranho, mas só confirma, restabelece e completa as instruções de Deus. O Alcorão é o último dos Livros Divinos enviado por Deus a toda a humanidade, e existe algumas diferenças pertinentes entre o Alcorão e os Livros anteriores. A fórmula do credo enunciado pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), fala desses Livros, não se referindo tão somente ao livro, o que significaria o Alcorão. Esta tolerância é característica nos seus ensinamentos. O Alcorão alude a ela em vários trechos. Pôr exemplos: 

“O Mensageiro crê no que foi revelado pôr seu Senhor e todos os fiéis creem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção alguma entre Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!” (Alcorão 2:285)

“Não houve povo algum que não tivesse tido um admoestador.” (Alcorão 35:24)

“Antes de ti, havíamos enviado mensageiros; a história de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te revelamos.” (Alcorão 40:78) 
O Alcorão cita os nomes e reconhece os Livros de Abraão, Moisés, Davi e Jesus (que a Paz  esteja com eles), como os Livros revelados por Deus. Seja como for; eis um dogma para os muçulmanos crerem não só no Alcorão, mas também nas coletâneas originais de revelações Divinas da época pré-islâmica. O Alcorão é a palavra de Deus, revelada a Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), desde a Surata da abertura até a Surata dos Humanos, constituindo o derradeiro dos Livros revelados à humanidade por Deus. 

“Ó humanos, já vos chegou uma prova convincente de vosso Senhor e vos enviamos uma translúcida Luz.” (Alcorão 4:174)

“Recorda-lhes o dia em que faremos surgir uma testemunha de cada povo para testemunhar contra os seus, e te apresentaremos pôr testemunha contra os teus. Temos-te revelado, pois, o Livro que é uma explanação de tudo, é guia, misericórdia e auspício para os muçulmanos.” (Alcorão 16:89) 

“Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro Lúcido.” (Alcorão 5:15) 
“Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de outra origem que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias.” (Alcorão 4:82)

“Este é o Livro (o Alcorão) veraz pôr excelência. A falsidade não se aproxima dele nem pela frente, nem pôr trás, porque é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo.” (Alcorão 41:41-42).

4 – Fé nos Profetas e Mensageiros de Deus

Ele acredita em todos os Profetas de Deus sem distinção alguma entre eles, tais Mensageiros eram notáveis propagadores do bem e exemplos a serem seguidos. Cada um deles foi escolhido por Deus para ensinar e transmitir à humanidade a Sua Mensagem. Eles foram enviados em várias épocas da história, em certas alturas, Deus enviou ao mesmo tempo dois Mensageiros ou mais, o Sagrado Alcorão menciona 25 nomes de tais mensageiros, Adão, Enoc, Noé, Heber, Saleh, Abraão, Ismael, Lot, Isaac, Jacó, José, Jó, Jetro, Aarão, Moisés, Josue, Elias, Eliseo, Daví, Salomão, Jonas, Zacarias, João o Batista, Jesus o Messias, e o selo dos profetas o último dos Mensageiros enviado por Deus a humanidade o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre eles), todos os muçulmanos acreditam em todos eles e aceita-os como Mensageiros e Profetas de Deus. 
Estes eram conhecidos, como Mensageiros nacionais ou locais, com exceção de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que foi enviado para toda a humanidade. Os Mensageiros encarregados de guiar a humanidade pelo bom caminho de Deus, sem nenhuma exceção, eram mortais, seres humanos, dotados para receber a revelações divinas e escolhidos por Deus para levarem a cabo certas tarefas. Entre eles, Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), aparece como o último Mensageiro e glória suprema de todos os Profetas. Está não é uma atitude arbitrária, nem meramente uma crença de conveniência, tal como todas as outras crenças Islâmicas, é uma verdade autêntica e lógica.  Alguns dos grandes Mensageiros são citados nos seguintes versículos do Alcorão: 

“Dize: Cremos em Deus, no nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas pôr seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.” (Alcorão 2:136) 

“Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também, inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jó, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns Mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Deus falou a Moisés diretamente.
Foram Mensageiros alvissareiros e admoestadores, para que os humanos não tivessem argumento algum ante Deus, depois do envio deles, pois Deus é Poderoso Prudentíssimo.” (Alcorão 4:165)

“Agraciamo-lo com Isaac e Jacó, que iluminamos, como havíamos iluminado anteriormente Noé e sua descendência, Davi e Salomão, Jó e José, Moisés e Aarão. Assim, recompensamos os benfeitores.E Zacarias, João, Jesus e Elias, pois todos eles se contavam entre os virtuosos.E Ismael, Eliseu, Jonas e Lot, cada um dos quais preferimos sobre os seus contemporâneos.E a alguns de seus pais, progenitores e irmãos, elegemo-los e os encaminhamos pela senda reta.” (Alcorão 6:84-87)

“Ó fiéis, crede em Deus, em Seu Mensageiro, no Livro que Ele lhe revelou e no Livro que havia sido revelado anteriormente. Em verdade, quem renegar Deus, Seus Anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros e o Dia do Juízo Final, desviar-se-á profundamente.” (Alcorão 4:136)

5 – A crença no Dia do Juízo Final

O quinto pilar da fé é a crença no Dia do Juízo Final. Este é o Dia em que todos seremos responsáveis por todas as nossas ações; boas ou ruins, grandes ou pequenas. Em nossas vidas, precisamos acreditar que tudo o que fazemos terá influência sobre o Dia do Juízo Final. Ninguém, mas Deus sabe quando esse dia vai chegar, por isso cabe a nós viver cada dia como se fosse o nosso último.
  

6 – A crença em Al-Qadar (Predestinação)

O último pilar do iman é a crença na predestinação. O que isto significa é que tudo em nossas vidas já está escrito. É nosso dever saber que tudo o que Deus quiser vai ocorrer. Também que Ele é o criador de tudo, incluindo nossos atos. Deus conhece o nosso passado, presente e futuro. Nossas vidas estão definidas, mas isso não significa que nós não devemos nos esforçamos em direção à perfeição, afinal, Deus sabe de tudo que irá acontecer conosco mas nós não sabemos e as escolhas do dia a dia são feitas por nós.
Algumas pessoas pensam que suas obras não lhes serão registradas, e que o tempo se encarregará de apaga-las. Nós, porém, temos a convicção de que não há registro tão perfeito quanto o registro de Deus às obras do homem e o seu julgamento, as obras humanas são muitas e variadas.
Os muçulmanos acreditam que Deus deu aos seres humanos o livre-arbítrio. Isso significa que eles podem escolher certo ou errado, e que eles são responsáveis por suas escolhas. A crença na Predestinação Divina inclui a crença em quatro coisas:  
  1) Deus sabe tudo. Ele sabe o que aconteceu e o que acontecerá.
  2) Deus registrou tudo que aconteceu e tudo que acontecerá.
  3) O que quer que Deus deseje que aconteça acontece, e o que quer que Ele não  deseja que aconteça não acontece.  
  4) Deus é o Criador de tudo.

Conceito De Predestinação: 

O conceito de predestinação é mencionado muitas vezes no Alcorão, em todos contextos, designa a lei imutável que rege os fenômenos do Universo. Tudo ocorre de acordo com as leis preestabelecidas pelo Criador, seja no cosmos como um todo, ou entre os seres humanos em particular. 
“E não existe coisa alguma cujas origens não estejam em Nosso poder, e não o enviamos, senão proporcionalmente.” (Alcorão 15:49) 
An Nawawi, assim define este conceito: “Deus, Altíssimo, predestinou todas as coisas, e sabe, antecipadamente, que os acontecimentos ocorreriam em determinados momentos e de determinadas formas. Tudo acontece de acordo com o que Ele determinou.”
Artigo De Fé: 
Em tradições autênticas, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), afirma que a fé na predestinação é parte fundamental da crença Islâmica, sendo que seu significado é que Deus criou leis e fenômenos para reger o Universo, e as coisas acontecem de acordo com estas leis e estes fenômenos. 

Um sinal para eles é a terra árida; revivemo-la e produzimos nela o grão com que se alimentam. nela produzimos pomares de tamareiras e videiras, em que brotam mananciais, para que se alimentem de seus frutos, coisa que suas mãos não poderiam fazer. Não agradeceram? Glorificado seja Quem criou pares de todas as espécies, tanto naquilo que a terra produz, e deles mesmos (os seres humanos), e ainda mais de coisas que eles ignoram. E também é sinal para eles a noite, da qual retiramos o dia, e hei-los mergulhados nas trevas! E o sol, que segue o seu curso até um período predeterminado. Tal é o decreto do Onisciente, Poderosíssimo. E a lua, cujo curso, assinalamos em fases até que se apresente como um ramo seco de tamareira. Não é dado ao sol alcançar a lua, nem a noite ultrapassar o dia; cada qual gira em sua órbita.” (Alcorão 36:33-40) 

O conceito de predestinação não leva em si a conotação de que o homem não é responsável por seus atos; muitas pessoas podem pensar que o conceito de predestinação leva em si a conotação de que Deus obrigou suas criaturas a se submeter as Suas decisões e não lhes deu margem de escolha. E a verdade nada tem a ver com isso, o que o conceito de predestinação nos diz é que Deus conhece antecipadamente a obra de seu servo, e que a mesma ocorre de acordo com Suas leis. 

A Razão da Crença na Predestinação: 
A crença na predestinação liberta as potencialidades do ser humano em descobrir as leis que regem o universo e usa-las em seu serviço, e na colocação dos tesouros da terra a seu benefício. Com isso a fé na predestinação é uma força propulsora na direção do trabalho positivo, e ao mesmo tempo, é uma crença que mantém o ser humano em contato como seu Criador. 
A crença na predestinação ensina ao homem que tudo que ocorre no Universo, acontece de acordo com leis sábias; se algum mal o atingir, não deve se desesperar, e se for bem sucedido, ele não deve se orgulhar. Quando o ser humano se livra do desespero, na hora do fracasso e do orgulho na hora do sucesso, ele se torna um ser completo, equilibrado, e atinge o mais alto nível de elevação e virtude. E  esse é o significado do seguinte versículo do Alcorão: 
“Não assolará desgraça alguma, quer seja à terra, quer seja a vossas pessoas, que não esteja registrada no Livro, antes mesmo de a tornarmos realidade. Isso é fácil a Deus. Para que não desespereis pelo que deixas de conseguir e não se orgulhais pelo que Deus vos agraciou, e Deus não aprecia arrogante e jactancioso algum.” (Alcorão 57:22-23) 

O conceito de predestinação não deve ser motivo para se justificar a preguiça e a prática dos pecados, ou motivo para se dizer que Deus privou o ser humano da liberdade e não lhe deu margem de escolha. 


The 6 pillars of faith are the fundamental pillars of Islamic belief. Unlike the five pillars of Islam (the practice of which is obligatory for every Muslim), the 6 pillars of the Islamic faith are the basis of belief and the Muslim who does not believe in them is no longer believing in Islam.


1 - Belief in God - Faith in One God (Tauhid) (the oneness of God).

Of course the first pillar is belief in the Almighty. Believing in God above all else is the first and most important. And it is not just belief in God alone, but in the way He is described through the Qur'an and the hadiths of the Prophet Muhammad.
The belief in the tauhid is the master column of the Islamic Faith. It is divided into three parts, the first is the tauhid ar-rububia (uniqueness of the Creator) which means to believe that God created, maintains, and is the Lord of all and of all; The second is tauhid al-Uluhia (uniqueness of the deity), which expresses that God is the One to whom we should worship and to whom we should address our supplications, without there being intermediaries between men and Him; And the third is the tauhid al-Asmaaa Sifat (uniqueness of the names and attributes of God), which means that to God belong all the names and attributes of perfection, so we must submit ourselves totally to Him. God says the Most High :

"Say: He is God the One! God! The Absolute! Never begotten or begotten! And nothing is comparable to Him! "(Quran 112)

This belief represents man's liberation letter in relation to all sorts of humiliation, for he understands that the only superiority that exists is to God and that consequently all creatures are equal, so he will not let humiliated by anyone and will not lower The head to anyone except to the Creator.
A) Tauhid Rububiia - The belief in divine sovereignty. Believe that God is the Creator, Sustainer and Sovereign of all that refers to creation, as well as the One who decides his destiny.
B) Tauhid Uluhiia - The belief in the divinity of God; That is, to believe that God is the One to be worshiped, and all that is worshiped besides Him is false.
C) Tauhid Assifat -The belief in the names and attributes of God, and that they are complete and perfect, and such names must be corroborated by the Qur'an, or by the traditions of the Prophet Muhammad (peace and blessings of Allaah be upon him) .

2 - Belief in His Angels

The second pillar of the iman is belief in the angels of God. Angels are messengers of God. They are not your children as some may think. They were created from the light and were created, before the human being, for the purpose of worshiping God. They may also appear in the form of a man if so ordered to do so.
Being God invisible to physical perception, it was necessary to have some means of contact between man and Him; Otherwise it would not be possible to follow the divine will. God is the Creator, not only of our bodies, but of all our faculties, which are diverse, and each capable of a certain evolution. It was He who possessed intuition, moral conscience, and means that we use to guide us on the right path. The highest level of contact, the most sure and infallible means of communication between man and his Creator, is called, by 'Wahi', by Prophet Muhammad (peace and blessings of Allaah be upon him). The true Muslim believes in the Angels of God, these are splendid beings and purely spiritual, whose nature does not need food, drink or sleep. They spend the day and night in the service of God, they are numerous, and each of them has his office and a certain duty, if we can not see the Angels with the naked eye, it does not deny their existence and their reality. Belief in the Angels derives from the Islamic principle that "knowledge and truth are not limited to sensory knowledge or sensory perception alone."
According to the Qur'an, the heavenly messenger who brought the revelations to Prophet Muhammad (may the Peace and Blessing of God be upon him) is called Gabriel (Jibril). The Prophet Muhammad forbade Muslims to worship the angels or associate them with God in His divinity, and at the same time informed us that they are considered to be God's creatures.

3- Faith in Sacred Books

 The terran pillar of the iman is belief in the books of God. It is the belief that by the time these books were sent to Earth they really were a message from God. The only remaining book in its entirety is the Qur'an, because it is the last revelation of God for mankind. There are four books known to man that are the Torah sent together with the Prophet Musa (Moses), the Psalms (Zaboor) sent together with the Prophet Dawud (David), the Gospel (Injeel) sent with the Prophet Isa ) And the Koran sent with the Prophet Muhammad. We as Muslims must believe in all these books and not just the Quran. But like the adulteration of the previous books, only the Koran should be a source of religious knowledge in the present times.
God revealed the Books to his Prophets before Muhammad (peace and blessings of Allaah be upon him), and these Books were sent to Earth just as He sent the Qur'an to Muhammad (peace and blessings of Allaah be upon him). God be upon him). We have been informed of the names of some of these books, for example, Abraham's Books, Moses 'Torah, David's Psalms, and Jesus' Gospel (peace be upon them). We were not informed of the names of the Books that were revealed to other Prophets, thus, looking at other existing Religious Books, we are not in a position to say, correctly whether they are the ones that have been revealed or not. But we tacitly believe that all the Books that were sent to Earth by God are all true. Of the Books just mentioned, the Books of Abraham have disappeared, and there are no vestiges of them in the existing world literature, the Psalms of David, the Torah and the Gospel, meet with the Jews and the Christians.
We believe in previously revealed books, only in the sense of admitting that before the Qur'an, God sent other Books through His Prophets, which were all of one God, of the same God who sent the Qur'an which, as the Divine Book, is not a New or strange event, but only confirms, restores and completes God's instructions. The Qur'an is the last of the Divine Books sent by God to all mankind, and there are some pertinent differences between the Qur'an and previous Books. The formula of the creed enunciated by Prophet Muhammad (peace and blessings of Allah be upon him) speaks of these books, not referring only to the book, which would mean the Qur'an. This tolerance is characteristic in his teachings. The Qur'an alludes to it in various parts. For example:

"The Messenger believes in what has been revealed to his Lord and all believers believe in God, in His angels, in His books and in His messengers. We make no distinction between His messengers. They said: We listen and obey. We only yearn for Your indulgence, O our Lord! To You will be the return! "(Quran 2: 285)

"There were no people who had not had a warner." (Quran 35:24)

"Before you, we had sent messengers; The history of some of them we have told you, and there are those of whom we have revealed nothing unto you. "(Quran 40:78)

The Qur'an quotes the names and recognizes the Books of Abraham, Moses, David and Jesus (Peace be upon them), as the Books revealed by God. Be that as it may; This is a dogma for Muslims to believe not only in the Qur'an but also in the original collections of Divine revelations of pre-Islamic times. The Qur'an is the word of God revealed to Muhammad (peace and blessings of Allah be upon him), from the Surah of openness to the Surah of Humans, constituting the last of the Books revealed to mankind by God.

"O mankind, a convincing proof from your Lord has come to you and sent you a translucent Light." (Quran 4: 174)

"Remind them of the day when we will bring a witness from every people to testify against their own, and we will present you a witness against your own. We have thus revealed to you the Book which is an explanation of everything, is a guide, mercy and auspice for the Muslims. "(Quran 16:89)

"A Light and a Lucid Book have already come to you from God." (Quran 5:15)
"Do you not meditate on the Qur'an? If it were of a different origin from God, there would be many discrepancies in it. "(Quran 4:82)

"This is the Book (the Qur'an) true to excellence. Falsehood does not approach him or the front, nor does he go behind, for it is the revelation of the Wise, Most High. "(Quran 41: 41-42).

4 - Faith in the Prophets and Messengers of God

He believes in all the Prophets of God without distinction between them, such Messengers were notable propagators of good and examples to be followed. Each of them was chosen by God to teach and transmit to humanity His Message. The Holy Quran mentions 25 names of such messengers, Adam, Enoch, Noah, Heber, Saleh, Abraham, Ishmael, Lot, Isaac, and many others. Jesus, the Messiah, and the seal of the prophets, the last of the Messengers sent by God to mankind. Prophet Muhammad (peace and blessings of Allah be upon them), all Muslims believe in all of them and accept them as Messengers and Prophets of God.
These were known as national or local messengers, with the exception of Muhammad (peace and blessings of Allah be upon him), which was sent to all mankind. The Messengers charged with guiding humanity on the good path of God, without exception, were mortal, human beings, gifted to receive divine revelations and chosen by God to carry out certain tasks. Among them, Muhammad (peace and blessings of Allah be upon him), appears as the last Messenger and supreme glory of all the Prophets. This is not an arbitrary attitude, nor merely a belief of convenience, like all other Islamic beliefs, is an authentic and logical truth. Some of the great Messengers are quoted in the following verses of the Qur'an:

"Say: We believe in God, it is not revealed to us in that which was revealed to Abraham, to Ishmael, to Isaac, to Jacob, and to the tribes; In what was given to Moses and Jesus and in what was given to the prophets by their Lord; We make no distinction between them, and submit ourselves to Him. "(Quran 2: 136)

"We inspire you, as we inspired Noah and the prophets who succeeded him; So we also inspired Abraham, Ishmael, Isaac, Jacob and the tribes, Jesus, Job, Jonah, Aaron, Solomon, and granted the Psalms to David. And we have sent some Messengers, which we have mentioned to you, and others which we have not mentioned; And God spoke directly to Moses.
They were messengers of light and warfare, so that the humans had no argument before God after sending them, for Allah is Mighty Wise. "(Quran 4: 165)

"We bestowed it upon Isaac and Jacob, which we lightened, as we had previously illuminated Noah and his descendants, David and Solomon, Job and Joseph, Moses and Aaron. So we rewarded the benefactors. And Zechariah, John, Jesus, and Elijah, for they were all among the righteous. And Ishmael, Elisha, Jonah, and Lot, each of whom we preferred over his contemporaries. Parents, and brethren, elect them and lead them in the straight path. "(Quran 6: 84-87)

"Believers, believe in God, in His Messenger, in the Book that He revealed to you, and in the Book that had been revealed previously. Verily, he who turns away from God, His Angels, His Books, His Messengers, and the Day of Judgment, will go astray "(Quran 4: 136).

5 - Belief in the Day of Judgment

The fifth pillar of faith is belief in the Day of Judgment. This is the Day when we will all be responsible for all our actions; Good or bad, big or small. In our lives, we need to believe that everything we do will have an influence on the Day of Judgment. No one, but God knows when that day will come, so it's up to us to live each day as if it were our last.
  
6 - Belief in Al-Qadar (Predestination)

The last pillar of the iman is the belief in predestination. What this means is that everything in our lives is already written. It is our duty to know that whatever God wants will happen. Also that He is the creator of everything, including our deeds. God knows our past, present and future. Our lives are defined, but that does not mean that we should not strive toward perfection, after all, God knows everything that will happen to us but we do not know and the day to day choices are made by us.
Some people think that their works will not be recorded to them, and that time will take care of putting them out. We, however, have the conviction that there is no record as perfect as the record of God to the works of man and his judgment, human works are many and varied.
Muslims believe that God gave human beings free will. This means that they can choose right or wrong, and that they are responsible for their choices. Belief in Divine Predestination includes belief in four things:
  1) God knows everything. He knows what happened and what will happen.
  2) God has recorded everything that has happened and everything that will happen.
  3) Whatever God desires to happen happens, and whatever He does not want to happen does not happen.
  4) God is the Creator of everything.

Concept of Predestination:

The concept of predestination is mentioned many times in the Qur'an, in all contexts, it designates the unchanging law that governs the phenomena of the Universe. Everything takes place according to the laws pre-established by the Creator, whether in the cosmos as a whole or among humans in particular.
"And there is nothing whose origins are not in Our power, and we do not send it but proportionately." (Quran 15:49)
An Nawawi thus defines this concept: "God the Most High predestined all things, and knows beforehand that events would occur at certain times and in certain forms. Everything happens according to what He has determined. "

Articles of Faith:
In authentic traditions, Prophet Muhammad states that faith in predestination is a fundamental part of Islamic belief, and its meaning is that God created laws and phenomena to govern the universe, And things happen according to these laws and these phenomena.

"A sign to them is the barren land; Revive it and produce in it the grain with which they feed. In it we produce orchards of date-palms and vines, in which spring springs, to feed on their fruit, which their hands could not do. Did not they thank you? Glorified be He Who created pairs of all kinds, both in what the earth produces, and of themselves (human beings), and even more of things which they ignore. And the night is also a sign to them, from whom we have withdrawn the day, and have plunged them into darkness! And the sun, which runs its course for a predetermined period. Such is the decree of the All-Knowing, Most Powerful. And the moon, whose course, we signal in stages until it presents itself as a dry branch of a date palm. It is not given to the sun to reach the moon, nor the night to surpass the day; Each one turns in its orbit. "(Quran 36: 33-40)

The concept of predestination does not carry within itself the connotation that man is not responsible for his acts; Many people may think that the concept of predestination carries within itself the connotation that God forced his creatures to submit to His decisions and gave them no choice. And the truth has nothing to do with it, what the concept of predestination tells us is that God knows in advance the work of his servant, and that it occurs according to His laws.

The Reason for Belief in Predestination:
The belief in predestination frees man's potential in discovering the laws that govern the universe and uses them in his service, and in placing the treasures of the earth to his benefit. By this faith in predestination is a driving force in the direction of positive work, and at the same time, it is a belief that keeps the human being in contact as his Creator.
The belief in predestination teaches man that everything that occurs in the universe happens according to wise laws; If any harm strikes him, he must not despair, and if he succeeds, he should not be proud. When the human being gets rid of despair, in the hour of failure and pride in the hour of success, he becomes a complete, balanced being, and reaches the highest level of elevation and virtue. And this is the meaning of the following verse from the Qur'an:
"It shall not afflict any misfortune, whether it be to the earth or to your persons, which is not recorded in the Book, before we even realize it. This is easy to God. So that you may not despair of what you fail to achieve and do not take pride in what God has given you, and God does not appreciate arrogant and boastful. "(Quran 57: 22-23)

The concept of predestination should not be a reason to justify laziness and the practice of sins, or reason to say that God deprived man of freedom and gave him no choice.


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