Mu'az Al-Jahni relatou que o Profeta (SAW) disse: “É antipatia extrema, sinal de incredulidade e hipocrisia, não atender o chamado de Allah (SWT) para a salvação (Al-Adhan)”.
At-Tirmizi disse: Foi relatado que mais de um dos companheiros disseram que aquele que ouve o Adhan e não o atende, não terá uma oração válida. Alguns sábios disseram que essa é a punição máxima, mostrando que não se pode deixar de comparecer na oração coletiva sem motivo suficiente.
Segundo Chamado Para a Oração (Iqámah)
Tendo o mu-azin feito o primeiro chamado à oração, é da sunnah ele deixar passar um espaço de tempo, suficiente para os preparativos (abluções), antes de fazer o segundo. E aquele que fez o primeiro chamado (Azan) é, também, o que deve fazer o segundo.
A Iqámah começa quando estão reunidas todas as condições, necessárias para realização da oração. Uma vez cumpridos os preparativos, estando as pessoas prontas para a oração, de pé e orientadas para a quibla, faz-se o segundo chamado, e começa-se a prece.
Como se Faz o Segundo Chamado Para a oração? Al-Iqamah
Segundo a tradição do Profeta, há duas maneiras, aceitas, de se fazer o segundo chamado:
A Primeira Maneira:
1 – Allahu Akbar, duas vezes.
2 – Ach-hadu an la iláha il-la Allah, uma vez.
3 – Ach-hadu anna Muhammadan rassulu Allah, uma vez.
4 – Haiyá alas-sala, uma vez
5 – Haiyá alal-falah, uma vez.
6 – Qad Qámates-sala (a hora da oração chegou), duas vezes.
7 – Allahu Akbar, duas vezes.
8 – La iláha il-l Allah, uma vez.
A Segunda Maneira:
1 – Allahu Akbar, quatro vezes.
2 – Ach-hadu an la iláha ilal-lah, duas vezes.
3 – Ach-hadu an-na Muhammadan rassulullah, duas vezes.
4 – Haiyá alas-sala, duas vezes.
5 – Haiyá alal-falah, duas vezes.
6 – Qad Qámates-sala, duas vezes.
7 – Alláhu Akbar, duas vezes.
8 – La iláha illah-lah, uma vez.
Notas:
1 – É da sunnah que muazin recite as formulas lentamente, fazendo uma pausa entre as diferentes partes do primeiro chamado, e recite o segundo rapidamente e sem falar no seu decurso.
2 – Ele deve fazê-lo voltado para a quibla, elevando a voz ao máximo, mesmo que se encontre sozinho, no deserto.
3 – Se passou da hora por se estar dormindo ou por se ter esquecido, não resta outra alternativa a não ser a de recitar sozinho, mesmo os chamados, antes de a fazer. Faltou-se a várias orações, faça os dois chamados antes da primeira oração, (que estiver repondo), repetindo somente o segundo chamado antes das demais.
4 – As mulheres não estão obrigadas a fazer nenhum dos chamados, mas o Imam Ahmad disse que elas podem fazê-los. Al-Baihaky disse que Aicha fazia os dois chamados entre as mulheres, dirigia a oração delas e fazia a oração entre elas.
5 – Aquele que ouvir o segundo chamado deve fazer-lhe eco, como ao primeiro, repetindo tudo o que diz o muazin, exceto Haiyá alas-sala, Haiyá alal-falah, quando então deverá dizer La haula wala kowata il-la billah e qad qamates-salat, qad qamatis-sala, ao que ele responderá Aqámahal-lahu wa adámaha(Queira Deus preservá-la e mantê-la eterna).
Mu'az Al-Jahni reported that the Prophet (SAW) said: "It is extreme antipathy, a sign of unbelief and hypocrisy, not fulfilling Allah's call to salvation (Al-Adhan)."
At-Tirmizi said: It has been reported that more than one of the companions said that one who hears the Adhan and does not attend, will not have a valid prayer. Some sages have said that this is the maximum punishment, showing that one can not fail to appear in collective prayer without sufficient reason.
Second Call for Prayer (Iqmah)
Since the mu-azin made the first call to prayer, it is from the sunnah that he allows a period of time sufficient for the preparation (ablutions) to take place before making the second.And he who made the first call (Azan) is also what the second should do.The Iqmah begins when all the conditions necessary for prayer are fulfilled. Once the preparations are completed, when the people are ready for prayer, standing and orientated towards the quibla, the second call is made, and prayer begins.
How Is The Second Call Made For Prayer? Al-Iqamah
According to the Prophet's tradition, there are two accepted ways of making the second call:
The First Way:
1 - Allahu Akbar, twice.
2 - Ach-hadu an la ilaha il-la Allah, once.
3 - Ach-hadu anna Muhammadan rassulu Allah, once.
4 - Haiyá wings-room, once.
5 - Haiyá alal-falah, once.
6 - Qad Qámates-sala (the hour of prayer has arrived), twice.
7 - Allahu Akbar, twice.
8 - La iláha il-l Allah, once.
The Second Way
1 - Allahu Akbar, four times.
2 - Ach-hadu an la ilaha ilal-lah, twice.
3 - Ach-hadu an-na Muhammadan rassulullah, twice.
4 - Haiyá wings-room, twice.
5 - Haiyá alal-falah, twice.
6 - Qad Qámates-room, twice.
7 - Alláhu Akbar, twice.
8 - La iláha illah-lah, once.
Grades:
1 - It is of the sunnah that muazin recite the formulas slowly, pausing between the different parts of the first call, and recite the second quickly and without speaking in its course.
2 - He must do it facing the quibla, raising his voice to the maximum, even if he is alone in the desert.
3 - If it is past time to be asleep or to have forgotten, there is no alternative but to recite alone, even the called, before doing it. Several prayers were missed, make two calls before the first prayer, (which is replenished), repeating only the second call before the others.
4 -The Women are not required to do any of the calls, but Imam Ahmad said they can do them. Al-Baihaky said that Aicha made the two calls between the women, directed their prayer and prayed between them.
5 - He who hears the second call should echo it, as to the first, repeating all that the muazin says except Haiyá alas-sala, Haiyá alal-falah, when then he should say La haula wala kowata il-la billah e Qad qamates-salat, qad qamatis-sala, to which he will answer Aqámahal-lahu wa adámaha (May God preserve it and keep it eternal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário