sábado, 10 de dezembro de 2016

Adhan, Azan ou Athan

Adhan: Chamado à oração !

 

O Azan é o chamado que anuncia que é hora de iniciar a oração. Ele é feito de maneira especial e consiste em convidar a comunidade muçulmana a tomar parte na oração, que será, para ela, causa de prosperidade, tanto nesta vida como na outra.

O Azan é um culto que precede a oração. É um dos principais ritos do Islam e um dos seus sinais mais óbvios.
Este rito foi estabelecido no primeiro ano da Hégira; o Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz) o respeitava, tanto de dia como de noite, tanto em sua vida domiciliar como estava viajando. Ninguém jamais ouviu dizer que ele deixou de atender, ao menos uma única vez, a este chamado, ou permitiu a alguém se abster, até à sua morte; depois dele seus dignos companheiros continuaram a respeitar o Azan, por ele se ter tornado um dever ou algo parecido com um, já que fora ordenado pelo Mensageiro, em muitas Tradições.

Como se pratica o Azan?
 

Segundo Tradições autênticas, procede-se da seguinte maneira, dizendo:

1 - Alláh Akbar (Deus é Maior), quatro vezes.

2 - Ach-hadu an la iláha illal-láh (Testemunho que não há outra divindade além de Deus), duas vezes.
3 - Ach-hadu an-na Muhammadan rassulul-lah (Testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Deus), duas vezes.
4 - Haiyá ´alas-salat (Vinde para a oração), duas vezes.
5 - Haiyá ´alal-falah (Vinde para a salvação), duas vezes.
6 - Alláh Akbar (Deus é Maior), duas vezes.
7 - La iláha illal-láh (Não há outra divindade além de Deus), uma vez.

Somente na Oração da Alvorada é que o mu-azin intercala, entre a quinta e sexta fórmulas:

As-Salátu Khairon minan-Naum (A oração é melhor que o sono), duas vezes.

Dito isto, continua a enunciar as fórmulas seis e sete:

Quando se ouve este chamado ecoando no ar, sente-se no coração a sua grandeza e a grandeza do Todo-Poderoso e Majestoso, cujo Nome Se proclama.

Pensa-se no bem e na prosperidade a que este chamado convida e sabe-se que qualquer um, por maior que seja, ao lado de Deus, saiba que Deus é ainda maior.
Quando se ouve o mu-azin, deve-se fazê-lo atentamente e repetir o que ele diz, de todo o coração, exceto quando ele anuncia as fórmulas quatro e cinco no lugar das quais deve-se dizer:

La Haula wala Kowata il-la Bil-lah (Não há poder nem força a não ser em Deus), duas vezes.

Vejamos esta Tradição do Profeta Mohammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), transmitida por Al-Bukhari:

“Quando ouvirdes o mu-azin dizer: Aláh Akbar(Deus é Maior) Allah Akbar, respondei também Allah Akbar, Allahu Akbar,e depois, quando disser: Ach-hadu anlá iláha illah-lah, respondei: Ach-hadu anlá iláha illal-lah; e quando dizer: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah, repeti: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah; quando disser: Haiyá alas-salat, dezei: La haula wala kowata illa billah; e quando disser: Haiyá alal-falah, dizei: La haula wala kowata illa billah; quando disser: Allah Akbar, Allah Akbar repeti: Allah Akbar; e depois, quando disser: La iláha ilal-lah, repeti: La iláha illal-lah ,do fundo do coração, se assim o fizerdes, entrareis no Paraíso”.

Quando se termina de fazer eco ao mu-azin, suplica-se as bênçãos de Deus para o Profeta, pede-se-Lhe que nos permita permanecer próximo d’Ele e repetem-se as orações transmitidas pelo Profeta. Atenta-se na modéstia do Profeta, a quem Deus absolveu de todos os pecados, passados e futuros, quando ordenou que sua comunidade rogasse a Deus para que Ele a orientasse até Ele e somente Ele, ensinando-lhes que qualquer decisão pertence exclusivamente a Ele, que faz como melhor Lhe praz e elege como quer, e quer as pessoas, por mais altas que sejam as suas posições e maior o seu poder, não são mais que servos dos Misericordioso e Clemente, e necessitam d’Ele em todos os momentos.

Abdullah Ibn Omar afirmou ter ouvido o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz), dizer:

“Quando ouvirdes o mu-azin, dizei o mesmo que ele, depois suplique, por mim, a benção de Deus, porque àquele que implorar para que eu seja abençoado uma vez, Deus abençoará dez vezes. Depois, rogai a Deus que me conceda ficar próximo d’Ele, pois há, no Paraíso, um nível, reservado por Deus para um único dos Seus servos e eu espero ser esse servo. Aquele que suplicar para que eu tenha condições de ficar próximo de Deus, merecerá, por isso, a minha intercessão, em seu favor”. (Transmitida por Muslim).
 


As invocações, ensinadas pelo Profeta, e que se dizem depois de cada chamado do mu-azin, são as seguintes:

“Ó Deus, Senhor deste chamado perfeito e desta oração, ora anunciada, dá a Muhammad méis para aproximar de Ti, assim como a distinção no bem, e faze-o ressuscitar no lugar louvável que lhe prometeste”.


Depois ainda, se acrescenta:

“Concede-nos a sua intercessão; Tu jamais faltas às promessas”




Allah Akbar, Allah Akbar,
Allah Akbar, Allah Akbar,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’l-Falaah,
Hayya ala’l-Falaah,
Allah Akbar,
Allah Akbar,
 Laa ilahaha illa’llaah
 
 
Adhan: Called for prayer!

 
 Azan is the call that announces that it is time to start the prayer. It is done in a special way and consists of inviting the Muslim community to take part in prayer, which will be for them a cause of prosperity, both in this life and in the other.Azan is a worship that precedes prayer. It is one of the main rites of Islam and one of its most obvious signs.This rite was established in the first year of the Hijrah; The Messenger (God bless him and give him peace) respected him, both day and night, both in his home life and on the road. No one has ever heard that he has ceased to attend, at least once, to this calling, or allowed one to abstain, until his death; After him his worthy companions continued to respect the Azan, because he had become a duty or something like one, since it had been ordained by the Messenger in many Traditions.
 
How is Azan practiced?

According to authentic Traditions, proceed as follows, saying:
1 - Allah Akbar (God is Greater) four times.
2 - Ach-hadu an la iláha illal-láh (Witness that there is no god but God) twice.
3 - Ach-hadu an-na Muhammadan rassulul-lah (Testimony that Muhammad is the Messenger of Allah) twice.
4 - Haiyá'alas-salat (Come to prayer) twice.
5 - Haiyá'alal-falah (Come to salvation) twice.
6 - Allah Akbar (God is Greater), twice.
7 - La iláha illal-láh (There is no god but God), once.
Only in the Dawn Prayer does the mu-azin interspers between the fifth and sixth formulas:
 
As-Salátu Khairon minan-Naum (Prayer is better than sleep), twice.
 
That said, he continues to enunciate formulas six and seven:
 
When one hears this calling echoing in the air, one feels in the heart its greatness and the greatness of the Almighty and Majestic, whose Name Proclaims itself.One thinks of the good and the prosperity to which this call invites and it is known that anyone, however great, beside God, knows that God is even greater.  
When one hears mu-azin, one must do it attentively and repeat what he says wholeheartedly, except when he announces formulas four and five in place of which one should say:
 
La Haula wala Kowata il la la Bil-lah (There is no power nor strength except in God) twice. 
 
Let us see this Tradition of Prophet Muhammad (Allah bless him and give him peace), transmitted by Al-Bukhari: 
 
"When you hear the mu-azin say: Allah Akbar (Allah is Greater) Allah Akbar, also Allah Akbar answers, Allahu Akbar, and then, when he says: Ach-hadu anlá iláha illah-lah, answer: Ach-hadu anlá iláha illal -lah; And when to say: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah, I repeat: Ach-hadu anna Muhammadan raçulullah; When he says: Haiyá alas-salat, dezei: The haula wala kowata illa billah; And when he says: Haiyá alal-falah, say: The haula wala kowata illa billah; When he says: Allah Akbar, Allah Akbar repeated: Allah Akbar; And then when I say: illa illa lah, I repeated: La ilaha illal-lah, from the bottom of my heart, if you do so, you will enter Paradise. " 
 
When the echo of the mu-azin is finished, the blessings of God begged for the Prophet, he is asked to allow us to remain close to him and to repeat the prayers given by the Prophet. He is attentive to the modesty of the Prophet, whom God has absolved from all sins, past and future, when he ordered his community to pray to God for guidance to Him and Him alone, teaching them that any decision belongs exclusively to Him , Who does as he pleases best and elects as he wishes, and whether people, no matter how high their positions and their power, are but servants of the Merciful and Merciful, and need him at all times .
 
Abdullah Ibn Omar claimed to have heard the Messenger of Allah (bless him and give him peace), to say:
 
 
"When you hear the mu-azin, say the same thing as he, then plead for me the blessing of God, because to him who begs me to be blessed once, God will bless ten times. Then pray to God to grant me to be close to Him, for there is in Paradise a level, reserved by God for one of His servants, and I hope to be that servant. He who pleads for me to be able to stay close to God, will therefore merit my intercession in his behalf. " (Transmitted by Muslim). 
 
 
The invocations, taught by the Prophet, and which are said after each call of the mu-azin, are as follows:
 
"O God, Lord of this perfect call and this prayer, now announced, give Muhammad honeys to draw near to you, as well as the distinction in good, and cause him to rise again in the praiseworthy place you promised him."
 
Then, we add:
"Grant us his intercession; You never fail the promises "
 
Allah Akbar, Allah Akbar,
Allah Akbar, Allah Akbar,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Äschhed-u änlaa ilaahe illaallah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Aschhed-u änne Muhammadar Rasuulu’llaah,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’s-Salaa,
Hayya ala’l-Falaah,
Hayya ala’l-Falaah,
Allah Akbar,
Allah Akbar,
 Laa ilahaha illa’llaah

 
 

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