Aisha (R) disse: "Como são boas as mulheres dos ansar! A vergonha não as impede de procurar compreender a religião de maneira apropriada!" (Muslim)
Ela referia-se a uma mulher que perguntava ao profeta (saw) sobre a purificação após o ciclo menstrual, e elogiou a atitude das mulheres que questionavam sobre o que não entendiam, mesmo que o assunto fosse algo íntimo.
Como a pureza e a higiene são essenciais na prática da religião, conhecer o ciclo menstrual e as regras da Sharia (Lei islâmica) que a ele se aplicam é indispensável a toda mulher muçulmana.
Antes de abordar o assunto, é importante apontar o significado de duas palavras árabes que serão utilizadas ao longo deste texto:
- Haid- É o fluxo natural da menstruação;
- Istihada- É um fluxo à parte da menstruação, que pode ser um corrimento ou uma hemorragia. A este tipo de secreção são aplicadas regras diferentes da menstruação, de acordo com a jurisprudência islâmica.
Estes tipos podem ser reguladores ou não e podem ter duração maior ou menor, de acordo com o organismo de cada uma.
No Islam, esse período tem importância significativa, pois dele derivam várias regras religiosas que a muçulmana devem conhecer.
O ciclo menstrual na vida de uma mulher é o maior sinal da puberdade e marca o início de sua responsabilidade civil, jurídica e religiosa. A partir desse momento, os atos religiosos, como as cinco orações diárias e o uso do hijab passam a ser obrigatórios. A mulher, durante todo o seu período menstrual, não está mutahara (em estado de tahara). Nesse tempo, ela deve se afastar da prática da oração, do jejum, das relações sexuais , e outras ações. Quando estiver limpa da menstruação, ela deve fazer o ghusl e realiza-las normalmente.
É importante ressaltar que a mulher não é considerada suja, nem é punida por conta do seu ciclo natural. Ela é impedida de alguns atos, mas ainda pode praticar outros. Na verdade, Allah é tão misericordioso que recompensa o muçulmano pelas boas ações que ele tem costume de fazer, ainda que esteja impossibilitado de realiza-las.
The menstrual cycle
Aisha (R) said: "How good are the women of the ansar! Shame does not stop them from seeking to understand religion appropriately!" (Muslim)
She was referring to a woman who asked the prophet about purification after the menstrual cycle, and praised the attitude of women who questioned what they did not understand, even if it was something intimate.
As purity and hygiene are essential in the practice of religion, knowing the menstrual cycle and the rules of Sharia (Islamic Law) which it applies to is indispensable to every Muslim woman.
Before addressing the subject, it is important to point out the meaning of two Arabic words that will be used throughout this text:
- Haid - It is the natural flow of menstruation;
- Istihada- It is a flow apart from menstruation, which can be a runny or bleeding. Different types of menstruation are applied to this type of discharge, according to Islamic jurisprudence.
The menstruation is the natural bleeding of the woman, due to the desquamation of the wall of the uterus, characterized by happening in cycles.
These types may be regulatory or not and may be longer or shorter, depending on the body of each.
In Islam, this period is of significant importance, for it derives from it various religious rules which the Muslim must know.
The menstrual cycle in a woman's life is the biggest sign of puberty and marks the beginning of her civil, legal and religious responsibility. From that moment, religious acts, such as the five daily prayers and the use of the hijab become mandatory. The woman, during her entire menstrual period, is not mutahara (in the state of tahara). At that time, she should move away from the practice of prayer, fasting, sexual intercourse, and other actions. When she is clean of menstruation, she should do ghusl and perform them normally.
It is important to emphasize that the woman is not considered dirty, nor is it punished because of its natural cycle. She is barred from some acts, but can still practice others. Indeed, Allah is so merciful that he rewards the Muslim for the good deeds that he is accustomed to do, even though he is unable to do them.
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